Alô Sanep

Vazamento gera incomodo em moradores

Em duas localidades da cidade há pontos de vazamento de água

Carlos Queiroz -

Há cerca de dois meses, um vazamento de água potável no bairro Três Vendas tem gerado incômodo aos moradores e comerciantes da região. Segundo eles, o problema teria surgido após uma intervenção do Sanep, e mesmo após tentativas de consertar o vazamento e de relatarem o problema à autarquia, o problema persiste.

Quem passa pela rua Marquês de Olinda, próximo à avenida Fernando Osório, logo percebe o acúmulo de água. Problema que não se dá pela chuva, mas pelo desperdício. Assim, a rua composta em grande parte por comércios e fábricas, tem um fluxo grande de caminhões e carros, que precisam desviar do barro para evitar o risco de ficarem atolados.

Funcionária de uma das empresas da rua, Beatriz Ossanes conta que o problema iniciou depois que construtores de um novo prédio pediram a ligação de água. "Só que aí ficou vazando, deu alguns dias e eu liguei para eles e realmente os meninos vieram aqui. Só que ficou pior do que estava. E ai gente liga toda semana, mas até agora já passou dois meses e segue igual", reclama.

Transtornos no bairro e no Centro

Por ser uma rua com relevos, o vazamento que está em uma parte mais alta acaba por escorrer ao longo da via. Como não há pavimentação, o acúmulo forma em alguns trechos poças e atoleiros piores. Para alguns moradores como Guilherme Schafer, dono de uma oficina mecânica, o desperdício de água potável se reflete em dor de cabeça por ter que ficar limpando as rodas e os carros de quem busca seus serviços. "Esse problema não surgiu por um erro nosso. O mínimo que eles poderiam é consertar o quanto antes, mas acaba que temos que ficar ligando toda hora."

Na região do Centro, outro vazamento também tem feito parte do cotidiano de quem passa pela rua Santos Dumont, entre as ruas Marechal Floriano e Sete de Setembro. Problema que também se arrasta há alguns meses, segundo trabalhadores das redondezas. O guardador de carros Ailton Luz afirma que, estando há 20 anos no mesmo ponto, viu o vazamento "nascer" e que a perda de água é permanente. "Isso já tá há muito tempo aí. Não sei exatamente se foi um cano ou outra coisa, mas sei que está assim, todo dia fica tudo molhado. O Sanep veio aqui, mas arrumou em outro ponto, aqui segue igual", relata.

O que diz o Sanep

Procurada pela reportagem, a assessoria de comunicação do Sanep relatou que no endereço das Três Vendas o protocolo de atendimento foi aberto na última semana e que a solução está sendo tratada como prioridade pelo Departamento de Águas para que o mais breve possível, conforme cronograma das equipes. Sobre o vazamento na Santos Dumont, a autarquia afirmou não ter conhecimento até então e que também registrou protocolo para que uma equipe vá ao local verificar a situação.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Comissão Processante terá acesso às imagens captadas em banheiro da STT Anterior

Comissão Processante terá acesso às imagens captadas em banheiro da STT

Pelotas confirma mais um óbito por Covid-19 Próximo

Pelotas confirma mais um óbito por Covid-19

Deixe seu comentário